terça-feira, 17 de maio de 2011

Resenha: Os Sertões

QUATRO ESTRELAS

Sinopse: Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902, trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte desta guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, e ao retornar escreveu um dos maiores livros já escritos por um brasileiro. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística. Pode ser entendido como uma obra de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana. Mas não é errado lê-lo como uma epopéia da vida sertaneja em sua luta diária contra a paisagem e a incompreensão das elites governamentais.

A obra Os sertões de Euclides da Cunha, publicada cinco anos depois do termino da guerra de Canudos, consiste em uma tentativa de rever a versão oficial contada pelos militares – já que na época os militares mantiveram os jornais sob censura e o país recebia somente a notícia da luta da República contra as forças monarquistas no sertão baiano.

Euclides da Cunha não só pretendia contar o que presenciara no sertão, almejava também compreender e explicar o fenômeno (o conflito) cientificamente. Ele se colocou nitidamente a favor do sertanejo, situando o fenômeno da guerra de Canudos como um problema social, desmitificando a versão oficial do Exército – segundo eles, o movimento tinha a finalidade de destruir a República.

A obra de Euclides adota o modelo determinista, organizada em três partes: “A terra”, descrevendo as condições geográficas do sertão; “O homem”, descrevendo os costumes do sertanejo; e “A luta”, descrevendo os ataques a cidade de Canudos e a sua extinção. Portanto, a obra Os sertões, além de ser uma experiência única em nossa literatura, é uma obra de estilo literário, de fundo histórico e de rigor científico.

Avaliação de 1 a 5 estrelas – Dou quatro estrelas. xD

Abraços literários,
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Olá Wilgner, estava procurando na Internet uma sinopse de Os Sertões e achei seu blog, como sou uma seguidora de blogs me interessei de conhecer melhor vc e devo dizer que ADOREI!!! Resolvi então deixar estas linhas de admiração e incentivo ao seu trabalho. Confesso que tb fiquei emocionada com a sua história e como acredito que nada é por acaso, vc é a prova viva disso.
    Parabéns e peço a sua licença para divulgar seu blog e seu belíssimo trabalho.
    Estarei divulgando no blog da 9ª Coordenadoria Regional de Educação do Município do Rio de Janeiro (http://nonacre.blogspot.com.br/)e tb vou citar a fonte da sinopse no Portal Rioeduca.net na postagem que estou fazendo sobre uma escola.
    Atenciosamente.
    Márcia Cristina Alves
    Representante do Rioeduca 9ª CRE

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário... E não esqueça de se tornar um seguidor do Blog do Escritor!

Brinque um pouco com os peixes de água suja...

Estatísticas